INSTITUCIONAL

HISTÓRIA

 
Tirado do livro Sombras do Coronelismo na História do Judiciário – 70 anos da Comarca de Mineiros/140 de TJGO, de Martiniano José da Silva, 1ª edição de 2014, editora Kelps, capitulo 4, página 77 e 78.

Segundo informa a OAB estadual, em 4 de abril de 1979, foi aprovada por unanimidade no Conselho Seccional daquela Instituição a criação da Subseção de Jataí com jurisdição extensiva às comarcas de Caçu, Mineiros, Itajá e Caiapônia.

Em 4 de maio daquele ano, foi realizada uma reunião entre os advogados de Jataí, Mineiros, Caiapônia, Caçu e Itajá para escolher a diretoria provisória da Subseção de Jataí composta por: presidente, Idis Paula de Queiroz; vice-presidente, Martiniano José da Silva; secretário, Wagner Alves Nunes; e tesoureiro, Irani Inácio de Lima.

No dia 25 de maio do ano citado, foi realizada uma sessão no Conselho seccional, em Goiânia, no qual foi aprovada a indicação da diretoria provisória da Subseção de Jataí, cuja criação foi homologada pelo Conselho Federal da OAB no dia 15 de julho de 1980.

Vemos, assim, que a OAB chega ao sudoeste de Goiás no status de Regional de Jataí, enfeixando as comarcas já citadas. Segunda a ser criada no Estado, só tendo como anterior a sediada em Anápolis, a Regional da OAB de Jataí, além do inegável interesse da Seccional estadual, foi fundada pelo advogado Idis Paula de Queiroz e a animada participação de sua primeira diretoria, gestão 1979/1981.

No mandato seguinte (1981/1983), fui o ungido na presidência da Regional de Jataí, numa disputada eleição, sendo concorrente o vibrante colega Irani Inácio de Lima.Comigo foram também eleitos: vice-presidente, o notável advogado Galeno Godoy Garcia, secretário, Ernani Zaidem França; e tesoureiro, João Carlos de Freitas. Eis, em apertada síntese, como nasceu a primeira Regional da OAB do sudoeste goiano, da qual sou um dos fundadores com Idis Paula de Queiroz.

  

Martiniano J. Silva, advogado, escritor, membro do Movimento Negro Unificado (MNU), da Academia Goiana de Letras e Mineirense de Letras e Artes, IHGGO, UBEGO, AGI, mestre em história social pela UFG, professor universitário, articulista do DM (martinianojsilva@yahoo.com.br)